Bahia Farm Show volta ao passado com a Praça do Museu

Bahia Farm Show - A Inovação do Agro na Era Digital > Blog > Edição 2022 > Bahia Farm Show volta ao passado com a Praça do Museu

Ao lado da exposição de grandes maquinários, um novo espaço surpreendeu os visitantes da Bahia Farm Show. Quem chegou na praça do Museu, conheceu modelos de máquinas agrícolas antigas que ajudaram os produtores rurais, ainda na década de 80, no cultivo do campo. Para os visitantes, o contraste entre o novo e o velho ajuda as pessoas a entender a evolução tecnológica do segmento de máquinas. Dentre as máquinas e veículos expostos estão os tratores: Massey Ferguson 65, de 1989; Ford Golden Jubille, de 1953; Ford F600, de 1976; Fusca 1983; Opala Comodoro, 1982; Corsel Luxo 1969; Escort XR3,1989; Kombi luxo, 1969; Fusca 1300, 1977; Brasília, 1980. 

A exposição atraiu o público de várias idades. Ana Clara, 13, gostou de visitar a Praça do Museu com as relíquias dos apaixonados pelo setor agrícola. “Ficou um espaço bem bonito e que dá vontade de conhecer ainda mais como eles eram utilizados”, conta. Já o casal Armindo Klein e Maria Elaine Klein, ambos com 68 anos, voltaram no tempo.  “Na minha época de menino começou a sair os tratores mais ativos, CBT. Eu já tive Fusca e Brasília, por exemplo. Estou revivendo os momentos antigos. Espero que a exposição continue ”, diz Armindo Klein, que atua como mecânico. 

Cada veículo e máquina são parte da história pessoal dos expositores, e muitas vezes, refletem a história de quem visita. Ao encontrar na exposição um trator CBT 1105, Valdirenio Santos relembra da época que começou a carreira como operador, em 1992, nas lavouras do oeste baiano. “Comecei a trabalhar com essas máquinas mais antigas. Agora temos máquinas modernas, e muitas a gente só conhece aqui na feira. Então é muito bom a gente visitar a Bahia Farm, e comparar estas duas realidades”. A área da exposição de 1920 metros quadrados integra a área de ampliação da Bahia Farm Show.

DCIM\100GOPRO\GOPR6087.JPG

Um dos expositores é o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, com o seu trator Ford 6.600, 1978, azul. Entusiasta do espaço, ele foi um dos articuladores para que os demais agricultores expusessem as suas relíquias. “São todos maquinários e veículos bem cuidados e de grande estima dos colecionadores. São bens adquiridos a muito custo e que foram utilizados por nossos pais, avós e nos ajuda a lembrar de onde viemos e o que conquistamos. Olhar esse espaço do museu dentro de uma feira de tecnologia me enche de orgulho”, reforça. 

Ascom Bahia Farm Show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.