Quem visitar o Complexo Bahia Farm Show durante os dias 06 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, poderá conhecer de perto um pouco mais da história de homens e mulheres que chegaram no Oeste baiano para cultivar as primeiras lavouras em larga escala, transformando a região referência no agronegócio nacional. Trata-se da Praça do Museu, um espaço criado na última edição da feira e que expõe máquinas agrícolas e veículos antigos, quase todos utilizados na lida no campo e nas lavouras da região. São itens que carregam no desgaste das peças, muita história e a nostalgia de uma época em que as dificuldades só não eram maiores do que a força e a persistência daqueles desbravadores.
“A gente sabe muito bem de como foi difícil o início da agricultura de larga escala aqui no Oeste. Minha família passou por dificuldades, assim como as muitas famílias dos pioneiros que deixaram suas cidades para fixar moradia aqui, produzir e iniciar um novo ciclo de vida, então entendemos a importância de mostrar essas histórias e homenagear estas pessoas que tanto contribuíram e contribuem para o agronegócio da Bahia”, explica o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi. Junto com os sócios do Grupo Passo Fundo, ele será um dos expositores da Praça do Museu, levando o trator Ford 6600 azul, fabricado em 1978 e utilizado na fazenda.
Assim como o trator da família Ranzi, os itens que estarão na mostra são parte da história pessoal dos colecionadores, que nem sempre são agricultores, como é o caso do profissional de marketing Vinícius Ribeiro. Participante pelo segundo ano da exposição, ele não esconde o orgulho de levar para a Praça, mais uma vez, o fusca 1300L, de 1983. “Comprei o fusca em 2019, ano em que minha filha nasceu, hoje, ele é o carro da família e tem um espaço especial para ela e para os brinquedos dela. Fizemos várias viagens com ele e por onde passa, o fusca chama atenção, além de estar super conservado”, conta. O fusquinha de Vinicius tem uma prancha de surf fixa ao teto, que torna o carro, de fato, um atrativo à parte.
Inscrições – Os interessados em mostrar suas relíquias e ajudar a contar a história da agricultura regional podem inscrever as máquinas junto à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, basta utilizar o link https://forms.gle/VAh41qVjchazp9TdA. Os cadastros abrangem máquinas e veículos antigos, como forma de incentivar os colecionadores destes itens.
Assessoria de Imprensa Bahia Farm Show
Bahia Farm show,é 100% sucesso