26 A 30 DE MAIO 2020

Faltam

Ex-ministro Roberto Rodrigues destaca a importância  do cooperativismo durante visita à Bahia Farm Show 2019

Publicado em: 01/06/2019 13:59:14

O cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio foi destacado na 15ª edição da Bahia Farm Show, durante palestra conduzida pelo ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (2003-2006), Roberto Rodrigues. A iniciativa foi da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) e Sicredi com foco na valorização de perspectivas e mercados a serem explorados. Com mais de 1.600 cooperativas espalhadas em todo o país, o cooperativismo se destaca como instrumento capaz de explorar todo o potencial de crescimento da produção brasileira no campo.

Roberto Rodrigues é embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para o cooperativismo mundial, o Brasil precisa enfrentar as dificuldades logísticas, a falta de uma política comercial e de renda para ampliar a produção de alimentos, com base no crescimento da demanda no País e no mundo. “O cooperativismo é um importante instrumento de defesa da estabilidade democrática por ser um movimento profundamente lastreado em valores e princípios aceitos em todos os quadrantes, garantindo a perenidade da democracia, inclusive econômica, preservando os direitos individuais, a transparência, a honestidade, a solidariedade entre as pessoas, a igualdade entre todos, o capita-social e o compromisso com o bem estar coletivo”, destacou.

Em reconhecimento a vinda de Roberto Rodrigues, o presidente da Cooperfarms Marcelo Kappes e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, entregaram uma carta de agradecimento, em nome das cooperativas do Oeste. “Não há dúvidas da base solida do movimento cooperativista nas diversas frentes de trabalho. Já mudamos a realidade de muitos, e a nossa também, até porque ninguém vai longe sozinho. Ter a presença de pessoas como Roberto Rodrigues, que incentiva políticas públicas e privadas para uma sociedade competitiva e sustentável é um privilégio”, comentou Marcelo Kappes.

O espaço da Cooperfarms e Sicredi, entidades que trouxeram o ex-ministro Roberto Rodrigues, abrigou, durante a Feira, outras instituições, que ofereceram ao público rodadas de discussões, palestras e, a campanha Plante Amor, Salve Vidas, encabeçada pelo Núcleo Mulheres do Agro, para cadastros de medula óssea. Com a meta de cadastrar 1000 pessoas, nos cinco dias de Feira, o estande de coleta foi implantado com o apoio da Fundação Hemoba.

 

Ascom Bahia Farm Show