25 a 29 de MAIO DE 2021

Faltam

Regularização ambiental é tema de palestra na Bahia Farm Show

Publicado em: 08/06/2015 15:19:11

palestra_regularização_01No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a regularização ambiental de propriedades rurais foi tema de palestra durante a 11ª edição da Bahia Farm Show. O tema foi apresentado durante palestra ministrada pela diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba),Alessandra Chaves. Ela reforçou a importância do cumprimento da legislação ambiental, principalmente no que se refere à manutenção de áreas nativas destinadas a Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Ao apresentar um levantamento histórico da legislação desde 1998, com o Código Florestal, até chegar ao cenário atual, Alessandra destacou a importância da adesão aos programas de regularização ambiental no Estado da Bahia. “Entre estas iniciativas, podemos citar, como exemplo, as adesões obrigatórias ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), instrumentos importantes de gestão territorial e monitoramento. Toda a área produtiva e áreas nativas destinadas à RL e APP´s são declaradas e, na existência de passivos, estes terão que ser corrigidos em prazos definidos na adesão”, explicou.palestra_regularização_03

O cadastro é um banco de dados estadual obrigatório e pré-requisito para regularização ambiental da propriedade rural. Na Bahia, o Cefir corresponde ao CAR nacional. De acordo com Alessandra, o Oeste da Bahia é a região com mais propriedades cadastradas. “Isso é resultado do trabalho que a Aiba desenvolve junto a seus associados para adesão ao cadastramento”, salientou.