26 A 30 DE MAIO 2020

Faltam

Bahia Farm Show 2014 é lançada com perspectiva de atingir R$ 1 bilhão em negócios

Publicado em: 31/03/2014 17:36:01

lanc-bfs1

A Bahia Farm Show 2014, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste Brasileiro, foi lançada oficialmente à imprensa regional e nacional durante coletiva na última quinta-feira, 27. As entidades realizadoras do evento apresentaram as principais novidades e confirmaram a expectativa de atingir a marca de R$ 1 bilhão em comercialização durante a 10ª edição do evento, que será realizado entre os dias 27 e 31 de maio, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

Segundo o presidente da feira Júlio Cézar Busato, que também preside a Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba), as estimativas da safra 2013/2014, com previsão de 7 milhões de toneladas de grãos e fibras, no Oeste da Bahia, vão possibilitar o aumento de 50% na comercialização da Bahia Farm Show em relação à edição passada. “O sucesso da feira é resultado do trabalho de toda a cadeia produtiva, desde os produtores rurais, as empresas fornecedoras de máquinas e tecnologias agrícolas, passando pelas instituições financeiras”.

O aumento de 20% do Complexo da Bahia Farm Show garantirá mais conforto a visitantes e expositores. “Teremos melhorias na infraestrutura com mais ruas cobertas, ampliação da área de alimentação e estacionamento”, afirmou o coordenador da feira, Thiago Pimenta. Dos expositores que participaram da edição 2013, 90% estão confirmados para este ano. São revendas e representantes de maquinários agrícolas, equipamentos, insumos, automóveis e caminhões. Instituições financeiras públicas e privadas estarão presentes, oferecendo linhas de crédito direcionadas ao segmento do agronegócio. “Com a boa expectativa para a próxima safra, temos certeza que as vendas do setor de máquinas e implementos vão ajudar a bater a meta de comercialização da feira”, disse a presidente da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas da Bahia (Assomiba), Ida Barcellos.

lanc-bfs2

Durante a coletiva, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães Humberto Santa Cruz ressaltou a importância da feira para a economia local ao movimentar o setor de comércio e prestação de serviços. “Esta é uma parceria consolidada, e o crescimento da Bahia Farm Show é também um reflexo do desenvolvimento do nosso município”. O prognóstico favorável de uma boa da safra e os esforços dos produtores e instituições para combater as pragas, como a Helicoverpa, foram apontados pela presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Izabel da Cunha, como fatores positivos para o amplo sucesso da feira. “Em busca de novas pesquisas e tecnologias, os produtores vão se interessar pelas inovações que poderão ser levadas para o campo, visando o aumento da produtividade”, disse.

Homenagem – Como uma prévia à homenagem aos desbravadores da região Oeste da Bahia, que acontecerá durante a edição de 10 anos da Bahia Farm Show, três grupos culturais se apresentaram durante o lançamento. A Associação Nipo-Brasileira (Anibra) trouxe a tradição oriental com as batidas dos taikôs. Do sul do Brasil, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo dos Gerais apresentou a dança gaúcha. E a quadrilha Remelexo Cearense fechou as apresentações no ritmo das festas juninas do nordeste brasileiro.
Também participaram do lançamento, ao compor a mesa, o presidente da Federação dos Agricultores do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, o vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem), Carlinhos Pierozan, e o diretor da secretaria de agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Nilvan de Oliveira.

Araticum