25 a 29 de MAIO DE 2021

Faltam

Fórum Regional sobre Infraestrutura Logística: realidade e tendências

Publicado em: 23/01/2014 10:38:40

A infraestrutura logística, principal problema para escoamento da produção agrícola do Oeste da Bahia, é o tema do Fórum do Canal Rural. Os participantes vão debater sobre os aspectos estruturais dos modais de infraestrutura de transporte necessários no Oeste baiano. O Fórum terá transmissão, ao vivo, pelo Canal Rural, das 15 às 17h.

Para o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, este é um tema de extrema relevância para o Oeste da Bahia e para o país. Segundo ele, o custo de transporte das commodities do Oeste da Bahia, para exportação ou consumo interno do país, é alto porque é realizado apenas pelas rodovias, o que encarece muito o valor final do produto. Para ilustrar, cita o caso do algodão. A grande produção local precisa percorrer milhares de quilômetros para chegar até o porto de Santos, em São Paulo.

“A rodovia é o único modal disponível, atualmente, para escoar a produção agrícola do Oeste baiano. A falta de concorrência encarece o frete. Cerca de 30% do valor das commodities é comprometido com a logística.”, disse Júlio Cézar Busato.

Estão confirmadas as participações do vice governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar; do especialista em transporte e logística, Rafael José Rorato e do vice presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio.

O Canal Rural fará a cobertura completa da feira, com reportagens diárias e entradas, ao vivo, em toda a programação da emissora.