29 DE MAIO A 02 DE JUNHO 2018

Faltam

Bahia Farm Show aquece o mercado de trabalhos temporários

Publicado em: 03/05/2018 15:03:06

Durante cinco dias, a feira agrícola gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretos no oeste da Bahia

Quando se fala em movimentar a economia de toda uma região, nenhum grande evento supera a Bahia Farm Show. A feira agrícola, que será realizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, é aguardada não somente para quem é ligado diretamente ao agronegócio, mas por toda população que vê no evento uma oportunidade de garantir uma renda extra. Empresas e profissionais liberais que prestam serviço no evento já estão se preparando para a rotina frenética durante os cinco dias de feira, de 29 de maio a 02 de junho. Este é o período, segundo eles, de aumentar a rentabilidade dos negócios e garantir o melhor serviço para a organização e para os expositores. É previsto que cerca de 75 mil pessoas circulem na 14ª edição da Bahia Farm, atraídas pelo que há de mais novo em tecnologia agrícola.

Ao trabalhar desde a primeira edição, o diretor comercial da Carloman Comunicação Visual, Rembrandt Cordeiro, viu nascer também uma nova oportunidade de mercado, e hoje é bastante procurado para prestar serviços pelas empresas expositoras de todo o País. “Na reta final de montagem dos estandes, somos bastante acionados para serviços de identidade visual. Para dar conta de atender às demandas e deixar tudo pronto para a feira, as nossas equipes não param. Temos também os frontlights [placas de divulgação] próximos à feira, que já estão todos reservados há mais de quatro meses para o período. Já chegamos a ter nessa época todas nossas 50 placas espalhadas pela região com propagandas ligadas ao evento”, explica.

Uma das prestadoras de serviços pioneiras da feira, Marisa Salete Penalber, proprietária da MJ Eventos Estratégicos, tem orgulho de dizer que se desenvolveu profissionalmente com a Bahia Farm Show, e hoje presta assistência à organização do evento e aos expositores com os serviços de buffet e recrutamento de profissionais de limpeza, recepcionistas e garçons. “Concentro todas as minhas energias para a Bahia Farm Show. Começo as negociações ainda no início do ano com as empresas expositoras que já são clientes há várias edições. A feira é uma oportunidade de crescimento e aprendizado e crescemos muito por causa do perfil exigente dos clientes”, afirma.

Coincidentemente, há 14 anos, juntamente com a primeira edição da Bahia Farm Show, Maria Santana estava de mudança para Luís Eduardo Magalhães, e como visitante não esperava hoje enfrentar a feira como um dos seus principais desafios. Por meio da empresa Oeste Vagas, ela vai supervisionar 35 profissionais da área de varrição e limpeza da área externa e banheiros durante o evento. “Há três anos iniciei como recepcionista, depois passei para coordenadora de equipe, e posso dizer que estou me desenvolvendo profissionalmente graças à oportunidade de negócio gerada pela Bahia Farm”, afirma.

Considerada uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o evento também é grande na proporção de empregos gerados. A organização prevê que sejam criados cerca de três mil postos de trabalho diretos e indiretos, antes e durante o período oficial da feira, o que contribui para o aquecimento da economia regional.

“Estamos constantemente aperfeiçoando, ao longo das edições, a nossa logística de instalação e operação da feira. O mercado local foi sendo fomentado e se profissionalizando junto, e, hoje, contamos com uma rede eficiente de prestadores de serviços para atender não somente à organização, mas também às empresas que estarão conosco durante os cinco dias de feira”, afirma a coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato.

O Complexo Bahia Farm Show oferece aos expositores e visitantes uma infraestrutura com 390 metros de ruas cobertas e 100% asfaltadas, dois restaurantes, dois auditórios, amplos estacionamentos, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, sanitários, área de lazer, bosque de espécies nativas, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.

Araticum